Ciência de Dados: como é curso e profissão, mercado e salário

Data Science é uma das áreas mais promissoras do momento, e o mercado de trabalho anda extremamente aquecido, tanto a nível nacional quanto internacional. Tantas áreas de aplicação fazem da Ciência de Dados um nicho com diversas possibilidades de carreira, que você confere a seguir. Esta é uma fase essencial para o processo, já que nela é realizada a observação e interpretação das informações que foram coletadas. Quando se trata da origem da Data Science, é preciso entender que essa área não surgiu do nada. Já os dados não-estruturados são flexíveis e dinâmicos ou sem qualquer estrutura.

o que faz ciencia de dados

Adicionalmente, para modelar soluções, ele deverá possuir bons conhecimentos em outras áreas correlatas, tais como Matemática, Estatística, Algoritmos, Marketing e Economia. A maioria das empresas utilizam esse recurso devido ao seu custo menor, facilidade de manutenção, expansão e configuração e, principalmente, alta disponibilidade. O profissional lida diretamente com diversos sistemas operacionais, seja nos dispositivos que geram os dados ou nas aplicações que os processam (Linux, Windows, IoS, Android).

O que são ciências de dados?

Natalia Martínez Páramo, coordenadora-geral da EEN e head of unit da EISMEA- European Comission, apresentou a estrutura das agências de inovação e apoio às PMEs europeias. Ela destacou a força da  União Europeia e das pequenas e médias empresas, que representam 99% dos http://dicas.sitepessoal.com/quais-sao-as-principais-linguagens-de-programacao-e-para-que-servem/ negócios na Europa, em um mercado de 400 milhões de consumidores. “É um mercado muito grande e de interesse para as empresas brasileiras”, ressalta. Antes de iniciar a modelagem preditiva, é crucial dedicar tempo para compreender minuciosamente o problema em questão.

  • O curso de graduação em Ciência de Dados pode ser encontrado na PUC-SP, na FGV e na Unip.
  • “A EEN faz parte de um movimento, de uma estratégia, de um conjunto de ferramentas muito maior que se deve à articulação entre diferentes atores.
  • A área de tecnologia está passando por uma alta demanda por profissionais, entretanto, ainda não há profissionais suficientes para a quantidade de vagas existentes.
  • Por ser um setor de ampla atuação, a ciência de dados exige conhecimentos básicos de raciocínio lógico, estatística, interpretação de informações e análise.

De acordo com o Bureau of Labor Statistics, a previsão é de que, até 2026, tenha um crescimento de 27,9%, resultando em mais de 50 mil novos empregos. Portanto, a taxa de empregabilidade é extremamente alta, e os https://www.chorodas3.com.br/profile/henejo9341/profile salários, bem atrativos. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa do Indeed Hiring Lab, a área de Ciência de Dados teve um crescimento de 256% desde dezembro de 2013, e continua em uma progressão exponencial.

Cientista de dados: tudo sobre a profissão

Cabe ressaltar que, apesar dos diferentes tipos de especializações, esses profissionais precisam ser multidisciplinares, ou seja, devem entender minimamente o funcionamento do negócio como um todo. Em outras palavras, é o responsável por transformar os dados em informações palpáveis, que serão utilizadas de maneira estratégica em uma determinada área de aplicação ou empresa. A Data Science pode ser aplicada em diferentes áreas do conhecimento, https://www.vehiclemaintenancelog.net/php-internet-growth-beneficial-for-on-line-company/ além de contribuir para as entregas de diversos setores dentro de uma empresa e também para o seu resultados como um todo. Aqui são observados inconsistências, entradas duplicadas, erros de cadastro de dados e outros possíveis problemas. Esta etapa é crucial para que a análise seja realizada da melhor maneira possível. Primeiramente, o que o cientista de dados faz é levantar hipóteses possíveis em relação ao resultado pretendido.

  • A ciência de dados pode ajudar as empresas a prever mudanças e reagir de maneira ideal a diferentes circunstâncias.
  • Os cientistas esperam observar a atmosfera solar – a coroa – enquanto ela dança em volta da Lua, a reação dos animais selvagens ao evento celestial e irão até lançar foguetes para observar como reage a atmosfera da Terra.
  • Ela descreve perfeitamente o mundo contemporâneo, em que o grande voluma de informações gerado todos os dias se tornaram matéria-prima para o crescimento de negócios dos mais diferentes segmentos.
  • O modelo abrange desafios semanais que simulam situações do mundo real, além de capacitar o aluno no processo.
  • A agilidade, também conhecida como sistema de gestão agile, busca a organização dos processos de forma a diminuir paradas e desperdícios, além de priorizar a rapidez e a efetividade de cada produto.

A Ciência de Dados é uma disciplina interdisciplinar que utiliza métodos e técnicas de Estatística, Matemática e programação para extrair conhecimento de grandes conjuntos de dados. O cientista de dados é um dos profissionais mais requisitados no mercado atualmente, e as perspectivas para o futuro são ainda mais promissoras. Além disso, vale destacar que o perfil profissional do cientista de dados é diferente dos perfis de um Analista ou Engenheiro de Dados. Após a implantação e utilização de tecnologias Big Data, a empresa relata que passou a economizar 5 milhões de litros de gasolina anualmente, uma redução considerável nas manutenções corretivas e maior rapidez nas entregas dos produtos.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Conoce cuánto puedes ahorrar de luz en tu casa o en tu negocio

Suscríbete a
nuestro newsletter

Gracias por contactarnos, tu mensaje ha sido enviado con éxito

En breve un asesor de energía se pondrá en contacto contigo.